Já há tempo que se fala a respeito da válvula russa 6N2P e sua grande similaridade com a válvula 12AX7. Vários guitarristas experimentadores chegaram a alterar seus amplificadores com a única finalidade de testar a sonoridade desta quase equivalente. Embora a 6N2P seja eletricamente similar à válvula 12AX7, sua pinagem não é compatível, impossibilitando a troca direta de uma pela outra.
Para permitir que mais pessoas pudesse testar a válvula 6N2P, a New Sensor, proprietária da marca Sovtek, resolveu lançar a válvula 12AX7WA e a válvula 12AX7WB. Ambas são versões da válvula 6N1P, porém com uma base compatível com a válvula 12AX7, o que permite o seu uso em amplificadores convencionais sem a necessidade de alterações no circuito.
A válvula 12AX7WA é a versão com pinagem compatível da válvula 6N2P, enquanto que a válvula 12AX7WB é equivalente elétrica da 6N2P-EV. Por esta razão a válvula 12AX7WB apresenta um ganho ligeiramente superior ao da válvula 12AX7WA. Entretanto, esta diferença se refere a um ganho médio de um lote de componentes, portanto ele só pode ser percebido caso várias válvulas 12AX7WB sejam usadas simultaneamente no lugar de outras 12AX7WA.
Do ponto de vista sonoro, existe uma controvérsia entre os avaliadores, que foi herdada da discussão sobre a válvula 6N2P-EV. Tanto a válvula eletrônica 12AX7WA quanto a 12AX7WB apresentam um som plano e pouco colorido. Esta característica tem sido razão de amor e ódio por parte dos guitarristas. Os que apreciam distorção com inserção de muitos harmônicos não são fãs desta série, mas quem busca um som mais seco encontra tanto na 12AX7WA quando na 12AX7WB uma escolha óbvia. O consenso é que existe uma diferença bastante pronunciada em termos de timbre entre a 12AX7WA ou 12AX7WB quando comparadas a válvula 12AX7LPS da Sovtek, que tem um desenho clássico inspirado em peças renomadas da RCA e Philips.