Este é mais um ícone da audiofilia. A válvula 801A é um triodo de potência de alta linearidade que pode operar em classe A classe A2, classe B e classe B2. A baixa corrente de repouso da válvula 801A quando operando em push-pull faz da válvula 801A o triodo ideal para ser usado com transformador de saída toroidal.
Outra vantagem da válvula 801A é trabalhar com uma tensão de placa bastante reduzida para um triodo de aquecimento direto. Por isso a válvula 801A dispensa o uso de transformadores de força muito grandes e isoladores de alta tensão. O amplificador construído em torno da válvula 801A será mais compacto que outros amplificadores triodo e terá uma linearidade excepcional.
A válvula 801A é construída com um filamento de tungstênio toriado, que previne o fenômeno de envenenamento da grade de controle, permitindo que a válvula 801A também opere como válvula de transmissão de radiofrequência ou válvula moduladora.
Quando polarizada para operar em classe B2, a válvula 801A precisa de muito pouca potência do circuito exitador para entregar toda sua capacidade. Com apenas 3W de potência no estágio driver é possível obter até 45W de um par de válvulas 801A em configuração push-pull.
Para mais detalhes sobre o funcionamento da válvula 801A, consulte a ficha técnica:
Ficha técnica da válvula 801A