A válvula 801A é um triodo de potência de aquecimento direto e alta linearidade. A válvula 801A tem filamento de tungstênio toriado, que previne o efeito de envenenamento de grade comum em válvulas de catodo recoberto. Por isso a válvula 801A pode ser usada também em transmissão de radiofrequência, como válvula osciladora ou moduladora.
Um ícone entre os audiófilos, a válvula 801A apresenta uma linearidade espantosa para um triodo dessas dimensões. Atualmente fora de fabricação, a válvula 801A é relativamente difícil de ser obtida e muitos optam por atualizar seus equipamentos para usar outras peças no lugar. Entretanto o timbre único da válvula 801A não pode ser emulado por outros triodos.
Operando em classe B2, a válvula 801A pode entregar até 45W de potência em push-pull, consumindo apenas 3W do estágio driver. Além disso a válvula 801A trabalha com uma tensão de placa relativamente baixa para um triodo de potência, permitindo um projeto mais simples de amplificador.
Por ter uma corrente de repouso muito baixa na polarização de classe B2, a válvula 801A é ideal para projetos que empreguem transformadores de saída toroidais. A baixa corrente de repouso da válvula 801A evita o problema de saturação precoce do núcleo se o transformador de saída for toroidal.
Mesmo com transformador de saída convencional, a válvula 801A apresenta vantagens em relação a outros triodos. Por ter a corrente de repouso baixa, é possível empregar transformadores de força de menor porte em amplificadores que usem a válvula 801A.
Para mais detalhes sobre a válvula 801A, consulte a ficha técnica:
Ficha técnica da válvula 801A