A válvula 5C22 é um tiratron a gás hidrogênio especialmente projetado para operar como gerador de pulsos em alta frequência. As principais características do tiratron 5C22 são sua capacidade de conduzir altas correntes em altas tensões em uma frequência elevada. O tiratron 5C22 possui um tanque de hidrogênio capaz de manter a pressão do gás no interior do invólucro do tiratron 5C22 durante toda a vida útil da válvula 5C22. A maior vantagem do tiratron 5C22 com gás hidrogênio e a capacidade de desionização rápida, permitindo o desligamento instantâneo do tiratron 5C22, permitindo sua operação em taxas de repetição muito altas.
A principal aplicação do tiratron 5C22 é na geração de pulsos para fontes de força chaveadas de potência até 2MW (dois mega watts). Quando usado em circuitos de geração de pulso, o tiratron 5C22 entrega a um transformador de pulso uma corrente de pico de até 350A. Esta corrente é drenada de uma bateria de capacitores através do tiratron 5C22, passando pelo transformador de pulso. Uma vez terminada a descarga da bateria de capacitores, ocorre a desionização do gás hidrogênio do tiratron 5C22 e a recarga tem início. Novamente um pulso de controle causa o disparo do tiratron 5C22 e um novo ciclo se inicia.
Com o uso do tiratron 5C22, pode ser gerada uma potência de até 2MW em tensões ou correntes extremamente altas utilizando-se transformadores pequenos devido ao aumento da frequência pela geração de pulsos.
Outras aplicações do tiratron 5C22 incluem fornos a indução, máquinias de solda a arco voltaico e controle de servo-mecanismos de potência.
Para mais informações sobre o tiratron 5C22, consulte a ficha técnica:
Ficha técnica do tiratron 5C22