A válvula de transmissão 833C é um triodo de potência com alto ganho projetado para operar como modulador, amplificador e oscilador. A válvula 833C pode operar como amplificador de rádio-frequência, osciladora e moduladora em classe B.
As conexões de anodo e grade de controle da válvula 833C, assim como da válvula 833A, são feitos pelos terminais no topo da peça. O sistema de vedação com selo metal-vidro permite alta corrente, tornando a válvula 833C excepcionalmente eficiente na transmissão de sinais de rádio frequência, operando em até 30MHz.
A construção com anodo de grafite permite à válvula 833C suportar uma dissipação plena de 550W, excedendo em 20% o valor padrão oferecido por outros tipos mais antigos. Em situação de máxima utilização, a válvula 833C deve ser refrigerada a ar, forçado a fluir sobre os selos e invólucro. A válvula 833C utiliza filamento de tungstênio toriado, sendo um triodo de aquecimento direto. Este padrão de construção torna a válvula 833C imune ao fenômeno de envenenamento de grade, comum em válvulas de catodo recoberto.
A válvula 833C é empregada em equipamentos de solda industrial e em transmissores de rádio. Para transmissores AM de até 1kW, a válvula 833C ainda é a opção com melhor custo-benefício.
Em equipamentos de solda industrial, a válvula 833C substitui com vantagens a antiga válvula 833A. Por ter eletrodos de grafite, a válvula 833C pode suportar situações de dissipação acima da tolerada pela válvula 833A em até 20%, garantindo uma durabilidade maior para o componente.
Para maiores detalhes sobre a válvula 833C, consulte a ficha técnica:
Ficha técnica da válvula 833C