Um clássico entre os radioamadores e onipresente em transmissão comercial, a válvula 813 é um pentodo de transmissão de aquecimento direto. A válvula 813 tem filamento de tungstênio toriado, que previne o fenômeno de envenenamento de grade, e anodo de grafite, que promove uma maior dissipação de placa.
A válvula 813 foi projetada como um pentodo de transmissão de uso geral. Podendo operar como osciladora, amplificadora de rádio-frequência ou moduladora, a válvula 813 é um pentodo muito versátil para uso em transmissores de AM, ondas curtas e até FM.
Quando operando em transmissão ICAS ou telegrafia, a dissipação de placa da válvula 813 pode atingir até 125W a 30MHz. Operando em CCS, a dissipação deve ser mantida em até 100W para garantir a integridade da válvula 813.
Devido a sua alta sensibilidade, a válvula 813 requer pouca potência do circuito excitador, que pode ser construído com a válvula 6V6 ou com a válvula 6AQ5. Por exemplo, em transmissão telegráfica classe C, sob regime ICAS, uma única válvula 813 pode entregar até 375W de potência com uma excitação de apenas 4W.
Mesmo operando a plena carga, a válvula 813 não apresenta avermelhamento da placa, ao contrário de outras válvulas transmissoras. Caso a válvula 813 apresente avermelhamento do anodo, o serviço técnico deverá ser acionado para averiguar a causa do problema.
Para mais detalhes sobre a válvula 813 e sua operação, consulte e ficha técnica:
Ficha técnica da válvula 813